Apontamentos e testes de código da estrada; sinalização rodoviária; marcas rodoviárias; estacionamento; código da estrada

17
Set 11

 

Semaforo vermelho Luz vermelha. Obriga os condutores a parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal
semaforo vermelho com seta Luz vermelha. Os sinais luminosos também apresentar as seguintes formas: Seta negra sobre fundo circular vermelho.
Semaforo amarelo Luz amarela. Proíbe a entrada na zona regulada pelo sinal, salvo se os condutores se encontrarem já muito perto daquela zona quando a luz se acender e não puderem parar em condições de segurança; obriga os condutores que já estiverem dentro da zona protegida a prosseguir a marcha.
semaforo amarelo com seta Luz amarela. Seta negra sobre fundo circular amarelo.
semaforo verde Luz verde. Permite a entrada na zona regulada pelo sinal.
semaforo verde seta Luz verde Seta verde sobre fundo circular negro.
com mais um Luzes verdes suplementares. Independentemente da indicação dada pelas luzes do sistema principal, os condutores podem prosseguir a marcha, devendo fazê-lo no sentido ou sentidos indicados pela seta de luz verde suplementar. As luzes suplementares devem situar-se junto da luz verde daquele sistema e ao mesmo nível que esta.
semaforos intermetentes Luzes intermitentes. O sinal constituído por uma luz amarela intermitente circular ou apresentando a forma de seta negra sobre fundo amarelo autoriza os condutores a passar, desde que o façam com especial prudência, tendo o mesmo significado que o sinal constituído por duas luzes amarelas dispostas verticalmente e acendendo alternadamente.
sentido reversivel Vias de sentido reversível. A afectação de vias de sentido reversível, deve ser regulada por um sistema de duas luzes colocado por cima de cada uma daquelas vias, com o seguinte significado: a) Luz vermelha, apresentando a forma de duas barras inclinadas, cruzadas em diagonal, sobre fundo preto: proibição de circular na via de trânsito a que respeita; b) Luz verde, apresentando a forma de uma seta vertical com a ponta para baixo sobre fundo preto: autorização para circular na via de trânsito a que respeita.
transportes Barra horizontal sobre fundo circular negro.Passagem proibida.
transportes Barra vertical sobre fundo circular negro. Para regular o trânsito de veículos de transporte colectivo de passageiros podem ser utilizados sinais constituídos por luzes brancas, apresentando as formas e com os significados seguintes: Barra vertical sobre fundo circular negro: passagem autorizada.
bus Sinais específicos para o transporte colectivo de passageiros. A inscrição «BUS» a verde sobre fundo circular negro autoriza os veículos de transporte colectivo a iniciar ou prosseguir a marcha, só podendo ser utilizado associado a corredores de circulação.
peões Sinais para peões. A sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de peões é constituída por um sistema de duas luzes, com as cores vermelha e verde, a que corresponde o seguinte significado: a) Luz vermelha— proibição para os peões de iniciarem o atravessamento da faixa de rodagem; b) Luz verde — autorização para os peões passarem; quando intermitente, indica que está iminente o aparecimento da luz vermelha.
passagem nível

Luzes de perigo com campainha alerta para o perigo. Tens que parar esta também se utiliza perto dos quartéis de bombeiros

publicado por instrutor condução às 08:15

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


arquivos
2014

2013

2012

2011

2010

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Número de visitantes
Contador de acessos
Código da Estrada
TESTES MOTOCICLOS
HORAS
blogs SAPO